Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

Vocação

vocação4Jesus Cristo veio ao mundo, não quis viver sua missão sozinho, mas decidiu contar com a contribuição do ser humano, por isso chama os Apóstolos e os forma no convívio do dia a dia, para que eles continuem após a ressurreição a missão de anunciar a Palavra de Deus e ser testemunho da mesma, na vivência do amor com alegria.

Jesus chamou os Apóstolos, chamou também São Bento, Santa Paula Frassinett, São Domingos, Santo Antônio, São Francisco de Assis, Santa Clara, Santo Antônio de Santana Galvão (santo brasileiro) e muitos outros homens e mulheres que já cumpriram sua missão no mundo e hoje contemplam a Glória de Deus. Ele continua a chamar. Pode surgir a pergunta: a quem Jesus chama hoje, neste mundo onde o egoísmo, o individualismo, a intolerância parecem reinar?

Ele chama você jovem, não porque possui muitos dons, ou tem muita fama e se dá bem em tudo. Ele o(a) chama do jeito que você é, com toda fragilidade humana que carrega, com todas as angustias, medos e inseguranças que sente.

Assim como chamou todos os apóstolos pelo nome. Ele te chama também por seu nome e lhe proporciona a sua formação em todos os segundos de sua vida através dos encontros e desencontros, dos acontecimentos que agradam e aqueles que desagradam. Jesus chama e com paciência espera sua resposta livremente, pois não impõe, mas quando você diz sim, todo o universo vibra de alegria, pois mais uma pessoa aceitou viver sua verdadeira vocação anunciando o Reino de Deus Pai Misericordioso.vocação

A iniciativa é sempre de Jesus, a pessoa chamada só tem o trabalho de acolher a misericórdia e colocar-se na disposição de ouvir, acolher e descobrir a verdadeira vocação, pois existem várias formas de responder ao chamado, as quais são:

  • Vocação do Ministério Ordenado: concretizada pelos diáconos, padres e bispos.
  • Vocação Matrimonial: vivida por homens e mulheres que sentiram o chamado a juntos constituir uma Família.
  • Vocação à Vida Consagrada: assumida por mulheres e homens que decidiram viver a radicalidade do batismo como religiosos(as) consagrados(as) ou leigos(as) consagrados.
  • Vocação dos leigos: que são todas as pessoas que assumem sua fé no anúncio da boa nova de Deus através da vivência do Evangelho em seu cotidiano, como catequistas, políticos, ministros etc.

Como diz o nosso Fundador Frei Nicolau Leurs, ofm: “Todos os seres criados por Deus, devem seguir a sua vocação, e deve haver perfeita harmonia com a vontade de Deus.”

E Você já descobriu a sua? Já procurou descobrir qual é a vontade de Deus em sua vida? O que Deus quer para você? Escolher não é fácil, é necessário buscar, refletir, meditar, ouvir. É trabalho intenso, mas Deus dá a graça. Então, “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.” (São Francisco de Assis), ou seja, deixando Deus concretizar em sua vida a missão que Ele confia a você.

vocação2

Aproveite a graça do chamado, diga seu sim com liberdade, pois a graça passa e a vida também. Portanto o chamado feito para você , ninguém mais poderá responder. Só você pode dar a resposta, pois, cada pessoa tem a sua missão a concretizar no anúncio do Reino.

Coragem! “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (Isaías 41,10).

Ir. Ana Lucia Vieira, ffdp

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Veja também