Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

NOSSA HISTÓRIA

Temos como referencial do cuidado e da ternura Maria Mãe da Divina Providência que acolhe, sustenta e contempla nos braços a humanidade. Por isso, assumimos a sua maternal fecundidade, em fidelidade à inspiração originária na defesa e proteção da vida.

Como discípulas missionárias de Jesus Cristo, sem medo de alargar fronteiras, comprometemo-nos com a missão da Igreja, e impulsionadas pelo Evangelho anunciamos a Boa Nova preferencialmente entre os mais pobres e denunciamos as estruturas que ameaçam a vida.

A Divina Providência providenciou o Instituto das Franciscanas Filhas da Divina Providência através de Frei Nicolau Leurs, de Irmãs Agnela de São José, Messias Catarina do Céu e Maria Egídia da Conceição, chamou as primeiras irmãs para que a obra pudesse crescer e frutificar e chamou muitas outras que já doaram sua vida e hoje se encontram junto de Deus. Ele chamou a nós que atualmente estamos vivendo nesta família religiosa e agora Deus pode estar chamando você para viver e partilhar deste carisma – menores pobres em situação de risco. JOVEM, NÃO TENHA MEDO! Ele está e estará sempre a seu lado, lhe dará tudo o que necessita e muito mais, basta confiar e decidir responder ao chamado.

Venha você também fazer parte desta família e realizar conosco o sonho do coração de Deus de defender e cuidar da vida de menores pobres em situação de risco. Esta é a grande missão que temos a concretizar neste mundo!

Você quer viver a doação a Deus e a seu Reino? Junte-se a nós e na alegria e na simplicidade iremos lhe ajudar. A consagração a Deus não lhe garante uma vida sem sofrimentos, mas lhe dá o apoio fraterno para suportar o sofrimento com amor; contribui no aprendizado para lidar e conviver com os espinhos que não podem ser arrancados; proporciona momentos de escuta e partilha de vida.

Estamos sempre em processo de aperfeiçoamento, e na alegria e entrega, vivemos a Vida Consagrada Religiosa como Franciscanas Filhas da Divina Providência seguindo Jesus Cristo, Pobre e Crucificado.

Somos felizes, porque Deus olhou para a nossa humanidade e nos chamou a viver seu amor incondicional, principalmente com os mais necessitados.

O franciscano foi Frei Nicolau Leurs, nosso fundador, “homem da Providência”. Ele foi o confessor das Irmãs de 1925 até 1933, assumindo esta missão com alegria e dileção; de maneira especial, em 1930, ele foi chamado pelo bispo Dom Duarte Leopoldo e Silva para dar formação e organizar um grupo de Irmãs que crescia e não tinha mais ligação estreita com sua Congregação italiana de origem (as Pequenas Irmãs da Divina Providência).

O acompanhamento de Frei Nicolau foi mais intenso no período de 1930 até 1933, quando deu- nos formação na espiritualidade franciscana, um novo nome, normas segundo o Direito Canônico, agregação à Ordem dos Frades Menores, a Regra e Vida da Terceira Ordem Regular de São Francisco e novo hábito.

Frei Nicolau promoveu uma formação tão intensa que deixou uma marca indelével na alma de algumas Irmãs, especialmente as mais jovens que cultivavam o ardente desejo de seguir Jesus Cristo. Elas constituíram um núcleo forte, capaz de resistir a todos os obstáculos e barreiras para manter a espiritualidade e o carisma Franciscano que um dia lhes havia tocado profundamente a alma.

Dentre essas Irmãs, três mais se destacaram e são as co-fundadoras de nosso Instituto:

Madre Agnela de São José

“Dar muito amor aos pobres, às crianças.”

Irmã Messias Catarina do Céu

“Meu Deus, purifica meu corpo e santifica minha alma.”

Irmã Maria Egídia da Conceição

“Para atingir a perfeição Jesus espera da alma eleita fidelidade às coisas insignificantes como as de maior importância para lhe agradar.”

Elas foram mulheres fortes e corajosas que resistiram às dificuldades e não se deixaram vencer, lutaram por aquilo que sonhavam, são baluartes de nossa história, pois assumiram o serviço de ministrar os primeiros anos da vida do Instituto. Tudo graças à sua confiança e abandono à Divina Providência, que as levou a doar-se por inteiro e sem medo ao desejo de deixar o Senhor realizar em suas vidas a missão que Ele mesmo havia confiado a elas. E nós iluminadas, impulsionadas e revigoradas, pela ação do Espírito Santo e motivadas pelo exemplo de vida do Fundador, acolhemos nosso Carisma como dom, graça e compromisso.

Somos pessoas únicas e insubstituíveis em constante processo de aperfeiçoamento e superação. Envolvidas pela ternura do amor do Pai Providente, tornamo-nos a expressão da beleza e bondade do Criador.

Fomos Chamadas e Consagradas por Deus Pai, ao seguimento de Jesus Cristo pobre e crucificado, assumimos com radicalidade o compromisso batismal numa entrega livre e sem reservas à causa do Reino.
E Inspiradas na Comunidade Trinitária, referência e modelo de unidade, expressamos nossa
vocação em fraternidade, num contínuo processo de conversão. Construímos uma relação de igualdade, acolhemos e abrimos espaço para a diversidade, em cooperação com os diferentes
carismas.

Identificamo-nos com a Espiritualidade Cristocêntrica Franciscana, herança recebida do nosso fundador, homem aberto à inspiração da Divina Providência. E ao resgatar nossa memória histórica fundacional, comprometemo-nos na defesa e cuidado da vida de menores pobres em
situação de risco, nosso Carisma Específico.

Cada pessoa tem uma vocação a viver neste mundo, mas é preciso descobri-la, pois como diz nosso Fundador: “Todos os seres criados por Deus, devem seguir a sua vocação, e deve haver perfeita harmonia com a vontade de Deus.” (Frei Nicolau Leurs, OFM)