Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

Veja como foi nossa ida ao Ceará.

RECORDAÇÕES DO INTERCLESIAL DAS CEBS EM JUAZEIRO DO NORTE/CE

Viajamos, Irmã Satiko e eu, dia 5 de janeiro de dois mil e catorze. Foi uma viagem tranquila com uma parada em Brasília. Do aeroporto de Fortaleza após umas horas na Rodoviária , seguimos para Juazeiro do Norte. Fomos recebidas pela senhora Demétria e seu esposo Edmilson e conduzidas para sua residência. À tarde, participamos de uma santa Missa na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes que recebia os participantes da CEBS do Paraná em número de 200 pessoas. Nós ficamos com os paranaenses, embora paulistas. Nosso grupo era o de número três da Juventude e ficamos no chapéu de número 12. Foram dias de graça. Os participantes em número de 5040. Muitos bispos, padres e religiosas, além do povo bonito das CEBS de todo Brasil. Os assuntos bem desenvolvidos e participação total de todos e cada uma das pessoas presentes. Reinava muita alegria e tranquilidade.

Terminado o encontro, ficamos para rever algumas pessoas de Mauriti, Buritizinho. Quem nos acolheu na casa Paroquial foi Padre Antônio José que reside em Aurora, na Diocese do Crato. Na segunda-feira viajamos de carro para Buritizinho, no bairro Alto para a casa da mãe de Padre Antônio José, onde ficamos até quarta-feira.

Participamos da novena de São Sebastião . Na terça-feira visitamos Mauriti onde trabalhei de 1977 a 1980 . Revi a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, o Hospital e Maternidade São José, visitei Dr. José na sua Clínica, além de Maria de Lourdes e Rosangela, Dona Raquel , Fátima e Gorete Santana. Retornamos para o Almoço. À noite houve uma celebração na Comunidade São João Batista e um batizado. Na quarta-feira retornamos para Aurora, onde participamos de uma Santa Missa de Posse da Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Quinta-feira fomos para Lavras da Mangabeira e Mangabeira na Paróquia de São Sebastião. Participamos da Missa, onde Padre Antônio José foi o Pregador da noite da novena do padroeiro e jantamos também com o Pároco que tinha o mesmo nome. Na sexta-feira às quatro horas da manhã, viajamos para Fortaleza com Irmã Maria, das Irmãs Servas Humildes do Senhor, Padre Antônio José e mais 16 jovens .

Chegamos na casa das Irmãs Servas Humildes do Senhor, fomos recebidas por Irmã Inácia que era a Superiora da Casa . Os jovens são todos vocacionados que a irmã cuida em Aurora. Eles foram para a primeira profissão de Irmã Alzeneide que é nascida na cidade de Aurora. No sábado pela manhã fomos para o aeroporto e chegamos em Guarulhos às 14h30. Agradeço ao Senhor por ter permitido rever aquela terra abençoada.

Trouxe os CONSELHOS ECOLÓGICOS DE PADRE CÍCERO que penso eu, serve para todos os lugares:

  • NÃO DERRUBE O MATO, NEM MESMO UM SÓ PÉ DE PAU.
  • NÃO TOQUE FOGO NO ROÇADO, NEM NA CAATINGA.
  • NÃO CACE MAIS E DEIXE OS BICHOS VIVEREM.
  • NÃO CRIE O BOI NEM O BODE SOLTOS; FAÇA CERCADOS E DEIXE O PASTO DESCANSAR PARA SE REFAZER.
  • NÃO PLANTE DE SERRA ACIMA. NEM FAÇA ROÇADO EM LADEIRA MUITO EM PÉ; DEIXE O MATO PROTEGENDO A TERRA PARA QUE A ÁGUA NÃO A ARRASTE E NÃO SE PERCA A SUA RIQUEZA.
  • FAÇA UMA CISTERNA NO OITÃO DE SUA CASA PARA GUARDAR ÁGUA DA CHUVA.
  • REPRESE OS RIACHOS DE CEM EM CEM METROS, AINDA QUE SEJA COM PEDRA SOLTA.
  • PLANTE CADA DIA, PELO MENOS UM PÉ DE ALGAROBA, DE CAJU, DE SABIÁ, OU DE OUTRA ÁRVORE QUALQUER, ATÉ QUE O SERTÃO SEJA UMA MATA SÓ.
  • APRENDA A TIRAR PROVEITO DAS PLANTAS DA CAATINGA, COMO A MANIÇOBA, A FAVELA E A JUREMA; ELAS PODEM AJUDAR A CONVIVER COM A SECA.

SE O SERTANEJO OBEDECER A ESTES PRECEITOS, A SECA VAI AOS POUCOS SE ACABANDO, O GADO MELHORANDO E O POVO TERÁ SEMPRE O QUE COMER.
MAS, SE NÃO OBEDECER, DENTRO DE POUCO TEMPO O SERTÃO TODO VAI VIRAR UM DESERTO SÓ.

Ir. Maria Paula da Santíssima Trindade, ffdp

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Veja também