Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

Tríduo de São Francisco de Assis 2016

Irmã, irmão, Paz e Bem!

O tríduo em preparação à festa de São Francisco de Assis, se inicia hoje, 01/10 e vai até dia 03/10. Separe um tempo no seu dia e reze conosco!

Tema: SENHOR, FAZEI-NOS INSTRUMENTOS DA VOSSA MISERICÓRDIA

1º DIA: “E eu tive misericórdia com eles”

Oração inicial: Ó glorioso Deus Altíssimo,iluminai as trevas do meu coração, concedei-me uma fé verdadeira, uma esperança firme e um amor perfeito. Dai-me! Senhor, o reto sentir e conhecer, a fim de que possa cumprir o sagrado encargo que na verdade acabais de dar-me. Amém.

Texto para reflexão: Em Francisco de Assis, a misericórdia tem um alcance extraordinário. Refere-se, sobretudo, ao amor-compaixão que abarca o ser humano e todas as criaturas. É a expressão singular daquela ternura que supera os muros e as fronteiras do mundo egocêntrico. É algo que afeta e atinge o outro na sua totalidade. Procura o outro, independentemente de suas situações e condições sociais, econômicas, políticas, culturais e religiosas. Francisco decidiu abrir mão de todos os privilégios, por força do amor maior. Em seu Testamento, diz que estava em pecado no mundo e era-lhe insuportável olhar para os leprosos, porém, “o Senhor mesmo me conduziu entre eles e fiz misericórdia com eles… enquanto me afastava, o que antes me parecia amargo, tornou-se doçura da alma e do corpo.”

Oração final: Glorioso São Francisco, vós que abristes o coração para a caridade, levando até o fim de sua vida o propósito de ajudar todo aquele que pedisse em nome do Senhor, fazer com que eu tenha este firme ideal em minha vida, buscando toda conversão interior e assumindo de forma concreta a vontade de Deus para o bem dos meus irmãos e irmãs. Amém.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

São Francisco de Assis, rogai por nós!

 

2º DIA: Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai

Oração inicial: Ó glorioso Deus Altíssimo,iluminai as trevas do meu coração, concedei-me uma fé verdadeira, uma esperança firme e um amor perfeito. Dai-me! Senhor, o reto sentir e conhecer, a fim de que possa cumprir o sagrado encargo que na verdade acabais de dar-me. Amém.

Texto para reflexão: Francisco, depois daquele encontro objetivo, vive novo modo de pensar, perceber e sentir a vida. Tudo aconteceu por iniciativa do Senhor. Foi conduzido por Deus a fazer uma experiência radical da misericórdia. Superou as barreiras do medo e do preconceito. Aproximou-se do irmão, relacionando-se com ele horizontalmente, frente a frente. Esse encontrou significou acolhimento da realidade humana, nua e crua. A misericórdia é um jeito de andar na contramão das relações formais e preestabelecidas. A misericórdia de Francisco levou-o a perceber que o leproso é maior que sua lepra; que o homem é maior que seus limites e que o irmão e a irmã são maiores que seus pecados.

Oração final: São Francisco, vós que participastes dos sofrimentos de Cristo com paciência e alegria, vencendo a si mesmo, fazei que eu também encontre a perfeita alegria na identificação com Cristo Jesus pobre e crucificado. Amém.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

São Francisco de Assis, rogai por nós!

 

3º DIA: O Cântico das Criaturas

saofranciscoOração inicial: Ó glorioso Deus Altíssimo,iluminai as trevas do meu coração, concedei-me uma fé verdadeira, uma esperança firme e um amor perfeito. Dai-me! Senhor, o reto sentir e conhecer, a fim de que possa cumprir o sagrado encargo que na verdade acabais de dar-me. Amém.

Texto para reflexão: São Francisco completou sua peregrinação terrena reconciliado com todos e com todas as criaturas. Depois de um percurso de profundas mudanças, ele terminou sua vida numa grande ação de graças pela benevolência do Altíssimo e Sumo Bem, a Ternura e a Simplicidade. Francisco compreendeu o carinho do Senhor e usou de misericórdia com cada irmão. A experiência de fraternidade nos permite viver a capacidade misericordiosa de perdoarmos e sermos perdoados. A intenção de Francisco é realizar um mundo fraterno.

Oração final: Glorioso São Francisco, vós que cultivastes um amor indizível por Maria, fazei com que eu busque, pelas mãos maternais da Mãe da Divina Providência, viver a humildade e a pobreza, virtudes que brilham no coração de Cristo e de sua Mãe. Amém.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

São Francisco de Assis, rogai por nós!

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Veja também