Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

Santa Clara e a gata

Certamente você já viu a clássica imagem de Santa Clara de Assis levando em suas mãos o ostensório, fazendo referência a ocasião em que a Santa libertou seu mosteiro de invasores, com a força de sua oração, tendo em suas mãos a “caixinha” na qual ficava preservado o Corpo Eucarístico do Senhor na capela.

E a outra imagem? Você já tinha visto? Santa Clara com um gato?!

É uma representação pouco conhecida, mas baseia-se no testemunho dado por uma irmã, que conviveu com Santa Clara em seu convento, em seu processo de canonização… Leia abaixo:

9ª Testemunha – Irmã Francisca de Messer Capitaneo de Col de Mezzo

“A testemunha disse também que uma vez dona Clara não conseguia levantar-se da cama por estar doente. Pediu que lhe levassem uma certa toalhinha mas, não havendo quem a levasse, uma gatinha que havia no mosteiro começou a puxar e arrastar para levá-la como podia. Então a senhora disse: ‘Bobinha, você não sabe carregar; por que a está arrastando no chão?’

Então a gata, como se tivesse entendido, pôs-se a enrolar a toalha para que não encostasse no chão. Interrogada sobre como sabia disso, respondeu que a predita senhora [Santa Clara] tinha-o contado, ela mesma.”

Agora você já sabe, no mosteiro das Clarissas, havia uma gatinha, amiga de Santa Clara. 😉

Santa Clara de Assis, rogai por nós!

Post dedicado às queridas Irmãs da Ordem de Santa Clara (Clarissas)

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Veja também