Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

Quaresma: tomar a vida nas mãos na presença do Senhor!

cfe 2016Estamos no tempo de preparação para a grande festa da Páscoa da Ressurreição do Senhor: a Quaresma. Prepararmo-nos para a Páscoa é aproximarmo-nos mais de nós mesmos/as, do Senhor e dos irmãos e irmãs. A Igreja nos apresenta três atitudes: jejum, oração e esmola. O Papa Francisco nos diz em sua mensagem para a quaresma:

A Quaresma deste Ano Jubilar “é um tempo favorável para todos poderem, finalmente, sair da própria alienação existencial, graças à escuta da Palavra e às obras de misericórdia. Se, por meio das obras corporais, tocamos a carne de Cristo nos irmãos e irmãs necessitados de ser nutridos, vestidos, alojados, visitados; as obras espirituais tocam mais diretamente o nosso ser de pecadores: aconselhar, ensinar, perdoar, admoestar, rezar. Por isso, as obras corporais e as espirituais nunca devem ser separadas.”

E conclui com um pedido e uma palavra para a intercessão de Maria, Mãe de Jesus: “Não percamos este tempo de Quaresma favorável à conversão! Pedimo-lo pela intercessão materna da Virgem Maria, a primeira que, diante da grandeza da misericórdia divina que Lhe foi concedida gratuitamente, reconheceu a sua pequenez (cf. Lc 1, 48), confessando-Se a humilde serva do Senhor (cf. Lc 1, 38).”

Para motivar nossa reflexão e nossas atitudes concretas, a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, nos apresenta o tema: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE” e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24), tratando especialmente sobre o saneamento básico. Em novos artigos aprofundaremos mais esse tema.

Que o Pai Providente nos conduza neste tempo de penitência e conversão.

Alzineide P. de Sousa, ffdp

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Veja também