Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

Profetismo na Vida Religiosa

Existiam no antigo testamento em relação à Profecia três tipos:

a) VIDENTES – que proferiam oráculos, ouviam os problemas e davam opiniões, mas foram logo rejeitados.

b) PROFETAS – Israel só havia um Profeta: Moisés. Os outros ajudavam a atualizar Moisés e fazer subsistir a Monarquia.

c) Profeta apocalíptico – Os profetas atualizadores da Lei definem tempo e fato. Ex. Vai acontecer no reinado de… Apocalípticos alargam o tempo.

O profeta é ouvinte: ouve e anuncia . O profeta apocalíptico vê . Daniel por exemplo, mas tudo isso só acontece no pós exílio. No novo testamento o profetismo é abordado nos Atos dos Apóstolos e falamos de Paulo. Sobre ele temos 4 vezes apresentando sua conversão: Atos 9,1-20; 22,1-21; 26,2-23 e em Gálatas 1, 1-17. Em Atos 9 aparece a figura de Ananias . No relato de Gálatas Paulo configura vocação de profeta em Jeremias. São Domingos de Gusmão segue o mesmo estilo.

PROFECIAS CRISTÃS: Atos 11, 27 – temos Ágabo profeta itinerante. Temos profetas estáveis e itinerantes, permanentes e temporários. Quando a profecia se realiza no tempo marcado ela é verdadeira. Em Atos 21,8-14 aparece Ágabo . Nessa narrativa eles ficaram na casa de Felipe que tinha 4 filhas virgens que profetizavam. Desse grupo é que saíram as virgens consagradas . Elas recebem o véu sinal de consagração do Bispo.

O foco do Profetismo é a Evangelização. A singularidade da distinção é a presbiteral porque a mulher não exerce , porque o presbiterato é a função do ministério sacerdotal de Cristo segundo a ordem de Melquisedec. São três graus: Profeta, Sacerdote e Doutor . .São três características que se relacionam: APÓSTOLO é para salvaguardar a sã doutrina, PROFETA para atualizá-la e DOUTOR para explicá-la. Todos subordinados à Igreja.

Há diferença, não confundir com MESTRE cuja missão é ensinar e está subordinado diretamente ao Bispo local.
O Papa vai aproximar com profeta o religioso, religiosas, que tem que ser peritos e ter uma boa formação . Como profeta temos que explicar a doutrina colocando em prática, modernizando sem perder o caráter. Não temos discípulos porque nosso referencial é a partir de Cristo.

Ir. Maria Paula da Ssma. Trindade, ffdp

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Veja também