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O início da vida escolar: da separação à independência

Tatiana Almeida (*)

A entrada de bebês na creche, especialmente durante o primeiro ano de vida, é um tema que tem gerado controvérsias no meio científico e leigo, pois implica em separações diárias do bebê de sua mãe, enquanto ele ainda é pequeno.

Quando uma mãe me pergunta: Qual é o melhor momento para matricular seu filho na Educação Infantil?
A resposta é já, quanto mais cedo ele entrar na creche ou na pré-escola, melhor para o futuro dele, desde que seja respeitado o período de aleitamento materno, ou seja, que já tenha ocorrido o desmame, caso contrario a criança terá dificuldade em se adaptar.

Oriento sempre as mães a programarem as mamadas em períodos em que a criança não esteja na creche, mantendo essa rotina até que a criança acostume e aí sim, a mãe poderá mais tranqüilamente ingressar o seu filho na vida escolar, requisito fundamental para uma boa adaptação.

Estudos mostram que as crianças que tiveram acesso à Educação Infantil, quando se tornaram adultos, apresentaram, em geral: maior renda, menores índices de criminalidade, menores índices de gravidez na adolescência e menor dependência de programas de transferência de renda. Isso porque esta é uma fase de muito aprendizado. Mas não se preocupe: seu filho não vai perder a infância. Aprender nessa fase não é escolarizar, não há provas, nem cobranças.

As atividades são divertidas, mas, por outro lado, vão ensiná-lo – e muito – a se expressar, a se organizar, a respeitar as regras e muito mais. Seu filho vai começar, desde cedo, a perceber que aprender é uma delícia!

ENTENDA O APRENDIZADO: O QUE SERÁ TRABALHADO E COMO A ESCOLA FARÁ ISSO

Movimento: a escola irá estimular que seu filho ande, corra, pule etc.

Música: alguns momentos serão dedicados para que ele cante, ouça melodias e toque instrumentos.

Artes Visuais: ele será incentivado a desenhar, pintar, recortar, colorir, colar e modelar.

Linguagem Oral: nas rodas de conversa, ele terá oportunidade de ouvir e ser ouvido.

Linguagem Escrita: a professora fará leituras, promovendo a percepção gradual da relação com as letras.

Natureza: seu filho terá contato com pequenos animais e plantas.

Sociedade: os assuntos abordados vão envolver tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.

Matemática: as atividades irão trabalhar contagens e relações espaciais (círculo, quadrado etc).

Veja como seu filho aprende

Por trás de cada atividade proposta há um conteúdo importante a ser absorvido

Atividades com música

Cantar a música que acompanha a atividade é uma forma de descobrir novas palavras e frases, ter contato com as rimas e trabalhar a memória.

Jogos e Brincadeiras

Nos jogos e brincadeiras a criança entra em contato com as regras a serem seguidas, desenvolvem a socialização, aprendem que é preciso jogar com os outros, esperar a sua vez e respeitar o ritmo dos amiguinhos, adquirindo dessa forma o conceito de respeito às regras.

Toda a preparação dos jogos exige uma arrumação e, quando ela acaba, as crianças, são motivadas a guardar a bola utilizada, voltar com as cadeiras em seus lugares. Dessa forma aprendem o conceito de organização e autonomia.

Os jogos e brincadeiras exigem a realização de várias ações ao mesmo tempo, como girar em torno da roda, bater palmas e cantar, desenvolvendo assim a coordenação motora.

Referencias Bibliográfica

SALEK,V.A A criança até 4 anos – Um guia descomplicado para educadores (e pais curiosos). Summus Editorial. 2008.

SARKIS,A. A inserção de crianças na creche: Um estudo sobre a perspectiva dos pais. Psicologia: Reflexão e critica ,2002,15(1), pp. 82-95.

(*) Tatiana Almeida é psicóloga Clínica Cognitiva Comportamental. Graduada em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (2000). Especialista em Distúrbios do Sono pela Universidade Federal de São Paulo (2004), Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2011). Pesquisadora nos seguintes temas, Distúrbios do Sono, Desenvolvimento Infantil, Psicologia, Distúrbios de Aprendizagem, Sexualidade infantil.

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