Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

O “Bem viver” como aposta para a dignidade da vida.

Este lema da Semana dos Povos Indígenas de 2015 (20 a 26/04) nos acompanhou na visita mensal à Aldeia Marawadsede, dando continuidade ao atendimento da Pastoral da Criança.

Sempre somos tocadas pelas necessidades que esta comunidade manifesta a nível de saúde, cuidado das crianças  e das mulheres. Voltamos para casa com o coração cheio de rostos e situações de vida.

Procuramos visitar as famílias, para conhecer e renovar laços de amizade: estamos percebendo acolhida e carinho. Positiva também foi a colaboração com as enfermeiras e as pessoas que atendem ao Posto de Saúde do local. Na parte da tarde preparamos a Celebração da Vida, as brincadeiras e servimos o lanche (arroz doce) para todos.

Neste dia (21/4) um grupo de homens e mulheres estava comprometido com a colheita do arroz e do milho.

Sinais de esperança se juntam a fatos de sofrimento: no mês de abril, época das chuvas, morreram duas crianças, de pneumonia e desnutrição.

Queremos destacar alguns sinais positivos de “bem estar” na Aldeia:

– crescimento de plantas e árvores frutíferas;

– trabalho na “rede de sementes”, com grande dedicação das mulheres em cuidar das sementes, sobretudo do milho xavante;

– maior atenção da parte das mulheres grávidas, que estão sendo acompanhadas com o “pré-natal”.

À noite colocamos diante de Deus a experiência vivenciada:

“Não vamos propor que a sociedade brasileira não indígena volte a viver como os povos indígenas e nem que a sociedade indígena almeje os padrões de vida da sociedade brasileira. Procuremos antes manter vivo o espírito do “Bem viver” que é o espirito do “bem conviver”, o espírito do ser-vir e do vir-a-ser, expresso na palavra de Jesus, que é o lema da CF 2015: “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45).

PAZ  e BEM!

Irmãs: Dulcinéia, Fátima e Luzia.

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Veja também