Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

Novena de Natal 2014

novena de natal 2014 apresentação

Iniciamos nossa preparação para o Natal com a Novena de 2014. Você já tem acompanhado nossas novenas no site (São Francisco, Santa Clara, etc.), esta segue a formatação: textos curtos e oração breve, para que todos possam rezar. Procure fazer um momento de parada durante a correria do dia a dia para preparar-se para o Natal. Se dispuser de mais tempo, reze o texto evangélico que há em cada dia, aproxime-se dele, deixe-se conduzir pela Palavra Sagrada, coloque-se aos pés de Jesus no presépio.

Aqui traremos todos os dias da novena, apresentando os 3 primeiros e os demais sucessivamente. Acompanhe também em nossa fan page no facebook: facebook.com/franciscanasprovidencia

Como sugestão de oração inicial: “Senhor Jesus, ajude-me a preparar o Seu Natal.”

Oração final: Angelus (https://franciscanasprovidencia.org.br/oracoes/angelus)

1° dia – Zacarias: o pedido atendido
Muitas pessoas e acontecimentos importantes marcaram a chegada de Jesus, conheçamos alguns deles:
“Então apareceu a Zacarias um anjo do Senhor. Estava de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e cheio de medo. Mas o anjo disse: «Não tenha medo, Zacarias! Deus ouviu o seu pedido, e a sua esposa Isabel vai ter um filho, e você lhe dará o nome de João. Você ficará alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, porque ele vai ser grande diante do Senhor. Ele não beberá vinho, nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará cheio do Espírito Santo. Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. Caminhará à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto.” (Lc 1, 11-17)

O clamor de Zacarias e Isabel chegou até Deus e Ele os atendeu. Coloquemos sempre toda nossa confiança no Senhor e rezemos para que todos percebam as inúmeras graças que Ele lhes concede.

2° dia – Maria: mãe do Salvador
Deus escolheu Maria para ser a mãe de Seu Filho Jesus por obra do Espírito Santo: “Ela (Maria) dará à luz um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor havia dito pelo profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e o chamarão com o nome de Emanuel, o que traduzido significa: ‘Deus está conosco.’” (Mt 1,21-23)

O Senhor continua a chamar muitos para o serviço ao Reino, mas poucos se deixam tocar por Sua voz. Silencie por um momento e descubra qual a vontade do Senhor para você.

Rezemos por todos que se colocam a serviço de Deus e pelos que não o fazem, para que n’Ele encontrem o sentido de suas vidas.

3° dia – José: homem justo e corajoso
A justiça divina se manifesta naqueles que fazem o bem. José assumiu o compromisso com Maria e casou-se com ela, salvando sua vida e a de Jesus: “O origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, comprometida em casamento com José, antes que coabitassem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, resolveu repudiá-la em segredo. Enquanto assim decidia, eis que o Anjo do Senhor manifestou-se a ele em sonho, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo.”

Rezemos por todos que buscam justiça e por aqueles que neste momento enfrentam situações difíceis, como José e Maria.
4° dia – Isabel: acolhida alegre ao Senhor
Maria vai ao encontro de Isabel, que a acolhe reconhecendo o Menino Deus que está em seu ventre:
“Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: ‘Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto de teu ventre! Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite? Pois quando tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria em meu ventre. Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dado da parte do Senhor será cumprido.” (Lc 1, 39-45)
Que o Senhor nos dê a graça de acolher a cada pessoa como irmã, irmã para que vivamos a fraternidade e o amor.

5° dia – João Batista: Preparem-se!
João Batista é o precursor de Jesus, ele diz o que fazer para preparar a chegada do Messias:
“As multidões o interrogavam: ‘Que devemos fazer?’ (João) Respondia-lhes: ‘Quem tiver duas túnicas, reparta-as com quele que não tem, e quem tiver o que comer, faça o mesmo’. Alguns publicanos também vieram para ser batizados e disseram-lhe: ‘Mestre, que devemos fazer?’ Ele disse: ‘Não deveis exigir nada além do que vos foi prescrito.’” (Lc 3,10-14)
A presença de Jesus se manifesta no bem realizado. Que Ele nos dê a graça de nunca nos cansarmos de fazer o bem.

6° dia – Simeão e Ana: o anúncio do Messias e de sua missão
A esperança é a virtude que move muitos corações. Simeão e Ana esperavam ver o Salvador que chegaria; agora, com alegria, O anunciam ao mundo todo.
“O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam dele. Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: ‘Eis que este menino foi posto para a queda e para o reerguimento de muitos em Israel, e como um sinal de contradição – e a ti, uma espada traspassará tua alma! – para que se revelem os pensamentos íntimos de muitos corações’. A profetisa Ana chegou nesta mesma hora, agradecia a Deus e falava do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.” (Lc 2,33-35.38)
Somo nós hoje os anunciadores/as do Messias e isso fazemos com boas palavras e boas atitudes. Vinde, Senhor Jesus!

7° dia – A Trindade na anunciação
A anunciação… Deus se faz presente todo inteiro nesse momento, céu e terra são um só. O poder do Altíssimo lhe chega pelo Espírito Santo que concebe Jesus no ventre de Maria.
“O Anjo disse: ‘Não temas, Maria! Encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás no teu seio e darás à luz um filho, e o chamarás com o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará na casa de Jacó para sempre, e o seu reinado não terá fim’. Maria, porém, disse ao anjo: ‘Como é que vai ser isso, se eu não conheço homem algum?’ O Anjo lhe respondeu: ‘O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso, o Santo que nascer será chamado Filho de Deus.” (Lc 1,30-35)
Ó Trindade Santíssima, que vos fizestes como nós na encarnação de Jesus, ajudai-nos a assumir nossa humanidade e assim nos tornarmos cada vez mais divinos. Amém.

8° dia – Os pastores recebem a grande alegria!
Os pastores são vigilantes no cuidado do rebanho, durante a noite são envolvidos pela luz do Senhor:
“Na região havia uns pastores que estavam nos campos e que durante as vigílias da noite montavam guarda a seu rebanho. O Anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor envolveu-os de luz; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, disse-lhes: ‘Não temais! Eis que vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: Nasceu-vos hoje um Salvador, que o Cristo-Senhor, na cidade de Davi.” (Lc 2,8-11)
Senhor, já se aproxima o seu Natal, que estejamos vigilantes como os pastores em sua vinda!

9° dia – Os anjos louvam a Deus
Os anjos estão presentes desde a anunciação e aqui, no nascimento de Jesus, são os portadores do louvor e da glorificação a Deus.
“E de repente juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste a louvar a Deus dizendo: ‘Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens que ele ama!’” (Lc 2,13-14)
Senhor, que nós como os anjos, saibamos anunciar Tua chegada a todos que encontrarmos.

Oração para o Natal
(reze-a, se possível, diante da imagem do Menino Jesus)Presepio
Bem-vindo, Senhor!
Bem-vindo, doce Menino de Belém!
Bem-vindo, Salvador!
Quem somos nós, Senhor, para Te recebermos em Tua vinda?
(breve pausa)
Louvado, adorado, bendito e glorificado sejas, Senhor!
Em ti, Jesus, a humanidade seja comunhão, amor, paz, fraternidade, justiça.
Amado Jesus, dai-nos a graça de sermos cada vez mais parecidos contigo.
Abençoa nossas famílias e a cada um de meus irmãos e irmãs em todo o mundo.
Ajude-nos neste Natal e no ano que logo se inicia, a construirmos teu Reino. Amém.

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Veja também