Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

Nossa responsabilidade (I)

poluição2poluição3A CFE (Campanha da Fraternidade Ecumênica) deste ano nos propõe refletirmos sobre nossa Casa Comum e a assumirmos como nossa responsabilidade. Você vê, percebe, sente o planeta, o continente, o país, o bairro, a rua, como sua casa comum (ou como parte dela)? Você já se pensou como membro de uma Casa Comum?

Refletir sobre isso nos ajuda a ampliar nossos horizontes e ir além das paredes de nossa casa. Somos parte desse grande organismo, que é o planeta terra e temos responsabilidade total sobre o que acontece a ele e a seus membros (água, ar, plantas, animais, etc.)

Há uma densa nuvem que encobre nosso olhar e dificulta nossa percepção sobre a interligação da vida. Ninguém sobrevive só, nada vive só; nosso Deus é Uno e Trino, Ele é a Fraternidade, é a Vida, Ele é o modelo.

poluição poluição4Ao longo dos séculos (principalmente dos últimos), nós, seres humanos, fomos ocupando todos os “cantos” do planeta; e fizemos o que queríamos sem levar em conta as consequências. Tomemos a cidade de São Paulo como exemplo: você sabe quantos rios existem na cidade? Mais de 200! O que fizemos com eles? A uns mudados o curso, a outros enterramos e a todos: poluímos!

E agora, o que fazer? A primeira coisa é ter consciência que nossas ações estão ligadas a uma rede de vida, TUDO conta – para o bem ou para o mal! Cuide do lixo que você produz – separe o reciclável; incentive que outros façam o mesmo; use a água e a energia elétrica que é necessária, sem desperdício; ensine bem as crianças.

É importante falar sobre o que está acontecendo no mundo: fale, tecle, compartilhe, dialogue! Abaixo, estão sugeridos dois documentários, para ampliar o tema. Até a próxima!

 

Alzineide P. de Sousa, ffdp

 Documentários:

Cidade Ilógica (3 min.): https://vimeo.com/12497366

Entre Rios (25 min.): https://youtu.be/Fwh-cZfWNIc

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Veja também