Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

Mobilização estimula ações de doação em mais de 100 países

Fazer a diferença na vida de alguém. Essa é a proposta da ação ‘Dia de Doar’ que acontece pela quarta vez no Brasil. Neste ano será realizada amanhã, 29 de novembro. A mobilização encoraja a filantropia pessoal em benefício de causas caritativas.

A ação surgiu a partir de uma iniciativa global, a Giving Tuesday, realizada nos Estados Unidos em 2012, que incentiva doações beneficentes numa terça-feira em contraponto ao consumo excessivo gerado nas festas de final de ano e ao dia de grandes descontos, a Black Friday, realizada numa sexta-feira.

Em 2015, a ação reuniu 30 mil parceiros no mundo e 1.200 no Brasil. Entre esses parceiros, algumas instituições católicas como a Fundação Pão dos Pobres de Porto Alegre (RS), que atua na reabilitação de jovens em situação de vulnerabilidade social e a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre, que beneficia mais de 60 milhões de pessoas em 140 países, incluindo o Brasil.

No site da iniciativa os organizadores explicam como funciona a ação. “No Dia de Doar nós promovemos a campanha e toda a sua comunicação nacional, mas cada um, cada indivíduo, cada empresa, cada organização, faz o seu próprio Dia de Doar. O site oferece ferramentas, dicas, materiais para apoiar a ação que cada um vai fazer para mobilizar no dia 29 de novembro”, afirmam.

Como doar?

Primeiro, defina sua causa e procure na internet as que estão ligadas a esta causa. Depois, escolha as que mais chamaram a sua atenção e procure conhecer sobre elas: suas páginas na internet, o que elas postam no Facebook, etc. Leia o seu relatório anual de atividades e o balanço financeiro, se tiver acesso, ou mesmo troque informações com a instituição por telefone e e-mail. Se a organização for sediada na sua cidade, vale a pena uma visita antes de fazer a sua doação.

A iniciativa indica ainda uma reflexão além da doação única: a possibilidade de comprometer-se regularmente com a aquela organização e também se envolver com a causa como um voluntário.

“O ato de doar dinheiro ou mesmo roupas, alimentos, brinquedos ou eletrodomésticos humaniza e enobrece a sociedade, pois ao ajudar aqueles que mais precisam, fica clara a importância das pessoas acima do que é material”, assinalam os organizadores.

Por A12

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Veja também