Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

MISSÃO EM JABORANDI / BA

O Instituto das Franciscanas Filhas da Divina Providência foi convidado pelo Pe. Marcos Tavares, da Paróquia Santo Antônio, de Jaborandi/BA – Diocese de Bom Jesus, a promover uma missão vocacional franciscana.

Nessa missão participaram Irmãs: Tereza Albanez, Maria Satiko Kanashiro, Dulcinéia Rodrigues dos Santos e Luzia Kátia da Silva e a Leiga Idivanilda Mota da Rosa.  As Irmãs Kanashiro e Dulcinéia já haviam morado nessa cidade, o que proporcionou a colheita de belos frutos.

Encontramos um povo muito acolhedor, disponível, próximos às irmãs e que nos encantaram desde a preparação da missão, a todo o momento evidenciavam respeito, carinho e admiração.

Toda missão é tempo de graça, de enriquecimento mútuo, e não foi diferente em Jaborandi, as Irmãs foram distribuídas nas comunidades e cada uma junto com os grupos de lideranças das comunidades fizeram o trabalho de visitas às famílias, aos doentes, encontro: jovens, famílias e crianças da catequese e visitas às escolas.

As comunidades atendidas foram: Planalto, Gatos, Sede, São Manoel de Cima, Jaborandizinho, foi promovido Celebrações nas comunidades e na Sede realizou-se a caminhada da Juventude terminando com o terço luminoso na praça em frente a Paróquia Santo Antônio.

A missão é uma resposta ao apelo do Papa, pois tantas vidas foram tocadas, muitos rostos, lutas, realidades e pessoas que buscam pela vida em plenitude, em contrapartida uma Igreja em saída, o Papa Francisco tem sido um grande defensor da missão da Igreja em sair para as periferias e estar presente junto ao povo, mais do que doação, foi momento de aprendizado e troca.

 

Segundo o Papa, uma Igreja fechada em seus muros e dogmas não corresponde às exigências do Evangelho. Em vez disso, é preferível que a Igreja seja “acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas”.

 

A Igreja em saída significa uma Igreja que, desprovida de poder, ostentação e discriminação, acolha os seus fiéis e vá ao encontro daqueles que fazem a amarga experiência da exclusão e do abandono, nos aponta o Papa, com os corações ardentes, as Irmãs se puseram a caminho  para anunciar a boa nova do amor revelado em Cristo Jesus.

 

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Veja também