Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã a mãe Terra!

A nossa Casa Comum pede socorro, temos que ajudar.

A nossa Casa Comum está a sofrer! Precisamos acordar enquanto ainda é tempo, devemos buscar, como disse o Papa Francisco na Laudato Si, a Ecologia Integral.

O meio ambiente e a sociedade são interdependentes e questões ambientais não podem ser resolvidas isoladamente, é necessária uma conversão total de nosso modo de vida. Temos que encontrar soluções sustentáveis e a longo prazo, que promovam a coexistência harmoniosa entre a humanidade e o meio ambiente.

Quanto mais a pessoa souber cuidar de sua casa pessoal, melhor ela vai interagir com os outros habitantes e com os ecossistemas da Casa Comum. Esta possui ambientes plurais, que vão desde as realidades próximas, como a residência, o bairro, a cidade, o país, para chegar à realidade maior do Planeta e do Cosmos.

O termo Casa Comum evoca a consciência e a responsabilidade de cada pessoa que habita o Planeta Terra. Consciência de suas possibilidades existenciais e a responsabilidade pelo seu cuidado pessoal e coletivo, pois a casa é de todos e todas. E todos nós dependemos dela para viver, sejam as atuais, sejam as futuras gerações. A ciência e todo o processo formativo geram conhecimento dessas realidades, fomentando a consciência e o compromisso no cuidado do ambiente vital. Missão essa que é de suma importância em todo processo educativo.

Que possamos, a partir de hoje, buscar a mudança para uma economia mais sustentável que funcione tanto para as pessoas como para o planeta.

Trechos do Dicionário do Pacto Educativo Global

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Veja também