Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

Investidura dos Ministros – Itaguaçu

Os leigos e leigas são fundamentais na Igreja Católica, tanto na evangelização quanto na santificação das coisas e do mundo.

O Vaticano II afirmou que os leigos são os fiéis cristãos que, sendo incorporados a Cristo pelo Batismo, constituídos como parte do povo de Deus e feitos participantes do múnus sacerdotal profético e real de Cristo Jesus, exercem sua parte integrante na missão de todo o povo de Deus na Igreja e no mundo.

Eles são importantes na missão que a Igreja lhes dá através da coordenação de uma comunidade, no conselho de pastoral, na coordenação de uma pastoral ou de um movimento, na catequese, na juventude, na educação. Além disso, eles ajudam internamente junto com seus pastores, diáconos, presbíteros e bispos, nos diversos serviços na divulgação da evangelização e serem evangelizados, mas também tem uma missão na sociedade, sendo pessoas que trabalham e atuam em alguma empresa, na política, nos meios de comunicação social, na vida econômica, nos setores nacionais ou internacionais visando sempre o testemunho de vida ligado ao evangelho de Jesus e da palavra da Igreja.

Os Ministros Extraordinários da Comunhão surgiram na Igreja Católica após o Concílio Vaticano II, como resposta à escassez de ministros ordenados, e à necessidade de pessoas que pudessem auxiliar os ministros ordenados na distribuição da comunhão em diversas circunstâncias, tarefa que para muitos se tornava demasiado extenuante devido ao tempo e esforço dispendido. Onde a necessidade da Igreja o aconselhar, podem também os leigos, na falta de ministros mesmo não sendo leitores ou acólitos, suprir alguns de seus ofícios a saber exercer o ministério da palavra, presidir às orações litúrgicas administrar o Batismo e distribuir a sagrada Comunhão de acordo com as prescrições do direito.

A investidura de novos Ministros Extraordinários da Comunhão é uma forma de reconhecer a importância desses leigos na Igreja e de capacitá-los para exercerem suas funções com zelo e dedicação. Louvemos e agradecemos o Sim dado por cada um dos novos Ministros em Itaguaçu.

Fonte – Vatican News

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Veja também