Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

Hoje é dia da Imaculada Conceição

imaculada2A tradição da Igreja Católica já desde o segundo século, começou a refletir sobre o papel de Maria na obra redentora de Cristo. A devoção dos fiéis à Mãe de Jesus e Mãe de Deus, se estendeu rapidamente e acompanhou o caminhar histórico da Igreja.

Entre os séculos VII e VIII, a Igreja Oriental já reconhecia Maria como livre de pecado. No ano de 1854, o Papa Pio IX declara o dogma da Imaculada Conceição de Maria:

41. Por isto, depois de na humildade e no jejum, dirigirmos sem interrupção as Nossas preces particulares, e as públicas da Igreja, a Deus Pai, por meio de seu Filho, a fim de que se dignasse de dirigir e sustentar a Nossa mente com a virtude do Espírito Santo; depois de implorarmos com gemidos o Espírito consolador; por sua inspiração, em honra da santa e indivisível Trindade, para decoro e ornamento da Virgem Mãe de Deus, para exaltação da fé católica, e para incremento da religião cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e com a Nossa, declaramos, pronunciamos e definimos:

[Eis o dogma:]
A doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante da sua Conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus, e por isto deve ser crida firme e inviolavelmente por todos os fiéis.

Assim, a graça divina agiu em Maria desde o momento de sua concepção libertando-a da mancha do pecado original.

44. Escutem as Nossas palavras todos os caríssimos filhos Nossos e da Igreja Católica, e com sempre mais ardente fervor de devoção, de piedade e de amor continuem a venerar, a invocar, a suplicar a beatíssima Virgem Maria Mãe de Deus, concebida sem o pecado original, e com toda confiança recorram a esta dulcíssima Mãe de misericórdia e de graça, em todos os perigos, emimaculada1 todas as angústias, em todas as necessidades, em todas as dúvidas e em todas as apreensões. De feito, não pode haver lugar para temor ou para desespero quando ela é a nossa condutora e a nossa protetora, quando ela nos é propícia e nos protege; pois que ela tem para conosco um coração materno, e, enquanto trata os negócios que dizem respeito à salvação de cada um de nós, é solícita de todo o gênero humano. Constituída por Deus Rainha do céu e da terra, e exaltada acima de todos os coros dos Anjos e de todas as ordens dos Santos, ela está à direita de seu Filho Unigênito, Nosso Senhor Jesus Cristo, e com as suas poderosíssimas preces de Mãe suplica; acha o que procura, e não pode ficar frustrada.

Que esta data tão especial para a Igreja, fortaleça nossa fé no Salvador da humanidade – Jesus Cristo Salvador, que em breve virá como Deus Menino no Natal, graças ao dom divino do Pai derramado em Maria – a Imaculada Conceição. Que ela interceda por nós junto a seu Filho.

Clique aqui e acesse a íntegra da Bula “Ineffabilis Deus”, na qual o Papa Pio IX declara Maria concebida sem pecado.

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Veja também