Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

Festa de São Francisco

são franciscoO que você conhece sobre São Francisco? Já ouvir algo sobre ele? Talvez já tenha ouvido dizer que ele foi rico e deixou tudo, que é padroeiro da ecologia, dos animais, etc.

Hoje, dia 04 de outubro, celebramos este grande santo, reconhecido e respeitado até por outras religiões. Conheça um pouco de sua história…

Francisco nasceu em Assis, Itália, em 1181 ou 1182, filho de Dona Pica e Pedro Bernardone, seu nome foi escolhido pelo pai em homenagem à França, de onde provinham os tecidos que vendia em sua loja.

Francisco, filho único, cresceu vendo a dedicação religiosa da mãe e o zelo comercial do pai, recebendo sempre deles “do bom e do melhor”. Desde criança, cultivou o desejo de ser cavaleiro e assim, alcançar a nobreza. Quando jovem, aproveitou bem sua vida em festas e com os amigos, esbanjava o dinheiro do pai pagando ricos e fartos banquetes a eles.

Nobre de coração, fez o propósito de jamais negar uma esmola a quem o pedisse pelo amor de Deus. Apesar disso, ele sentia grande repulsa pelos leprosos. Certo dia, passeando com os amigos, sentiu uma presença tão forte e marcante em seu coração que, mesmo que lhe cortassem todo o corpo, não sentiria dor alguma. Depois disso, passou a procurar a vontade de Deus para sua vida.

Passou a frequentar igrejas abandonadas fora dos muros da cidade. Certa vez, numa igreja, ouviu o Senhor lhe dizer: “Francisco, a quem queres servir, ao Senhor ou ao servo?”, “ao Senhor!” disse Francisco.

Saindo dali, e ainda não entendendo o real significado das palavras, foi comprar a armadura de cavaleiro para ir à guerra. No caminho, durante uma batalha, foi preso e adoeceu, quando libertado, voltou mudado a Assis.

Passou a rezar com mais intensidade até que num dia o Senhor lhe disse: “Francisco, não vês que minha casa está em ruínas? Vai e restaura-a para mim”. Assim ele começou a reformar igrejas abandonadas da região, ao concluir as reformas, já cultivava um outro olhar e os leprosos, que lhe causavam tanta repulsa, agora recebem dele um beijo caloroso.

Francisco deixou a casa paterna, passando a viver nas ruas e grutas de Assis, entregando aos pobres e às igrejas o dinheiro do pai que ainda trazia consigo. Dom Pedro não gostou nada da história e foi até o bispo para que intercedesse. Foi aí que Francisco, tirando a roupa que vestia, entregou-a ao pai dizendo que agora poderia dizer “Pai nosso que estais nos céus”.

Ele passou a viver com os leprosos, cuidando deles e, como os pobres, pedindo esmolas. Tendo agora, o Senhor como centro de sua vida.

(continua…)

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Veja também