Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

ENCONTRO DE FORMAÇÃO FRANCISCANA

“Começam alguns atos de São Francisco e dos seus companheiros.
Para o Louvor e a Glória de nosso Senhor Jesus Cristo e do nosso santíssimo pai Francisco …” (texto das Fontes Franciscanas, clique aqui)

IMG-20160720-WA0013Nos dias 9 a 12 de julho em Campinas, na casa das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, tivemos encontro de formação franciscana com Frei Dorvalino Fassini, ofm. Participaram desse encontro Irmãs: Anésia , Clara Bispo, Luzia e a noviça Elizabeth .

Estudamos I Fioretti, cujo título em italiano significa “florezinhas”, os primeiros atos de São Francisco e seus companheiros. Foram momentos preciosos de reflexão e partilha.
Francisco e seus Companheiros: o que é ser companheiro? É aquele que come do mesmo pão, que luta e batalha na busca do mesmo carisma. Companheiro é alguém tomado pela paixão do seguimento. Bernardo pega a mesma força e gera nele. O ser companheiro, ser irmão, não é uma iniciativa de Francisco e Bernardo, mas de uma força misteriosa do próprio Jesus Cristo Crucificado. Somos irmãos não por aquilo que fazemos, mas porque é o mesmo Espírito que move em nós. Todos nós somos convocados a buscar a essência, o vigor orgânico, que faz nascer uma pessoa nova todos os dias.

Dentre tantas colocações feitas pelo frei Dorvalino, uma delas foi sobre o período do Juniorato e justificando o estudo do I Fioretti, nessa etapaIMG-20160720-WA0011 de formação, fazendo alusão a uma “florzinha” que está a desabrochar no decorrer do juniorato, então , nada mais propício o estudo desses textos.

O Juniorato é o tempo de pegar tudo de novo, tornar-se firme concreto, consolidar, solidificar a consagração. Renovar o compromisso envolvidos no mistério da gratuidade do encontro, que nos leva a cada dia encontrar com o Cristo Pobre e Crucificado, num constante processo de morte e ressurreição, renúncia e anúncio, morrendo o próprio eu e vivendo para o Senhor.
Outro ponto ressaltado foi que no centro da vida cristã, está o encontro com uma pessoa, que é Jesus Cristo. Francisco intuiu muito bem isso, que em pouco tempo muitas pessoas queriam segui-lo. Mas o que é encontro?

A palavra encontro no latim é o movimento de entrar no outro. E do outro em mim. Acolhimento e Doação. No encontro uma pessoa quer conhecer a outra. Há sensibilidade, vivência do amor. Uma força oculta, que é Jesus Cristo está presente.
Encontro é diferente de ajuntamento que pode muito bem ser identificado em diversas ocasiões. As motivações são boas para um bom ajuntamento, elas pertencem ao nível humano.
IMG-20160719-WA0011

Na vida, porém, o que transcende o humano, precisa de fé, não adianta toda nossa formação, se não tivermos um encontro pessoal com Deus, pois encontro que é encontro mesmo, passa pela Paixão e Morte nos leva a ressurreição.

A formação religiosa não se assenta nos talentos. Formar-se, é crescer na força de um desejo que cresceu em nós, pelo Crucificado. A Vida Religiosa é encontro de amor, caminho de enamoramento, em Jesus Cristo consiste uma grande paixão, ao Pai e aos irmãos. O desejo de Jesus é o desejo do Pai. A VR é para sermos seguidoras de Jesus Cristo. Devemos estar sempre atentas ao espírito do Senhor e seu santo modo de operar.

Podemos dizer que esse momento de reflexão trouxe os mais preciosos valores para o nosso ser franciscano. Temos que nos deixar envolver e tomar consciência diariamente dessa grandiosidade, dessa riqueza espiritual que herdamos, nos colocando na caminhada de ordenamento, ou seja, romper com a desordem do mundo e se entregar para o ordenamento da alma, do coração, tendo a cruz como princípio.

Por Irmãs: Anésia, Clara Bispo, Elizabeth e Luzia

IMG-20160720-WA0010

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Veja também