Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

ENCONTRO COM OS JOVENS II

Neste mês foi proporcionada na Sede Geral das Franciscanas Filhas da Divina Providência mais um encontro com a juventude, nesse grupo a maioria dos participantes eram da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Ferreira. Foi tarde para reflexão, convivência e oração.

As irmãs: Silvana, Tereza e Luzia conduziram o momento orante, que teve como tema: A Parábola do Semeador, para mostrar as diferentes formas em que o Evangelho é recebido na vida das pessoas.

A semente é a Palavra de Deus, o Evangelho na pessoa do próprio Jesus, que é o Verbo vivo. O semeador lança sementes ao anunciar a mensagem. As sementes que caíram à beira do caminho representam os que ouvem a mensagem, mas Satanás logo vem e a toma deles. As que caíram no solo rochoso representam aqueles que ouvem a mensagem e, sem demora, a recebem com alegria. Contudo, uma vez que não têm raízes profundas, não duram muito. Assim que enfrentam problemas ou são perseguidos por causa da mensagem, cedo desanimam. As que caíram entre os espinhos representam outros que ouvem a mensagem, mas logo ela é sufocada pelas preocupações desta vida, pela sedução da riqueza e pelo desejo por outras coisas, não produzindo fruto. E as que caíram em solo fértil representam os que ouvem e aceitam a mensagem e produzem uma colheita trinta, sessenta ou até cem vezes maiores que a quantidade semeada.

A caminhada do grupo de jovens da igreja pode ser comparada com a Parábola do Semeador. O grupo de jovens é como o lavrador que lança sementes ao anunciar a mensagem. Os jovens que ouvem a mensagem, mas não a compreendem, são como as sementes que caíram à beira do caminho. Eles podem ser distraídos por outras coisas e não se aprofundar na mensagem. Os jovens que ouvem a mensagem e a recebem com alegria, mas não têm raízes profundas, são como as sementes que caíram no solo rochoso. Eles podem desanimar facilmente quando enfrentam problemas ou são perseguidos por causa da mensagem. Os jovens que ouvem a mensagem, mas são sufocados pelas preocupações desta vida, pela sedução da riqueza e pelo desejo por outras coisas, são como as sementes que caíram entre os espinhos. Eles podem não produzir fruto. E os jovens que ouvem e aceitam a mensagem e produzem frutos são como as sementes que caíram em solo fértil. Eles podem produzir uma colheita trinta, sessenta ou até cem vezes maior que a quantidade semeada.

Portanto, é importante que os jovens da igreja estejam dispostos a ouvir e compreender a mensagem, ter raízes profundas na fé, não se deixar distrair pelas preocupações desta vida, pela sedução da riqueza e pelo desejo por outras coisas, e produzir frutos que glorifiquem a Deus.

Os jovens foram convidados a plantar uma semente colocando a intencionalidade do que queriam plantar na vida, no mundo, no grupo e após este momento de reflexão houve a colheita, uma árvore frondosa continha algumas palavras e um por vez tiravam o fruto, proporcionando uma análise,  de acordo com o que plantamos é o que vamos colher.

A liderança também teve seu espaço para propor a agenda e marcar os próximos encontros, foram conduzidos para outro local, no pátio do Colégio realizaram o lanche compartilhado e comemoração de aniversário, encerraram esse momento com jogos na quadra.

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Veja também