Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

“E o Senhor me deu irmãos…” (São Francisco de Assis)

Cara irmã, caro irmão,

Paz e Bem!vc2

No último domingo, 17/08, celebramos a solenidade da Assunção de Nossa Senhora e o dia da Vida Consagrada, durante esta semana apresentaremos textos e artigos com temas específicos da Vida Consagrada, trazidos por nossas Irmãs que compartilham suas experiências vividas nas mais diversas missões. Iniciamos hoje, conhecendo um pouco mais sobre uma etapa de formação à Vida Religiosa Consagrada: o Noviciado.

Experiência do Noviciado

“E o Senhor me deu irmãos…” (S. Francisco)

Como recebedoras da graça do chamado à vida religiosa, o noviciado foi o alicerce, ou seja, a base, para responder com responsabilidade e gratuidade a missão a qual Deus nos confiou. Foi um tempo de graça, de preparação para uma vida na fertilidade (com os corações abertos nos tornamos terra fértil), na felicidade (a alegria que consiste no serviço aos irmãos)  e na fidelidade (contando com a graça d’Aquele que nos chamou procurando corresponder à nova identidade de Franciscana Filha da Divina Providência).

O noviciado permitiu e nos introduziu na dinâmica de um profundo encontro conosco mesmas, numa busca autêntica, pois conhecendo a nós mesmas conhecemos o outro, a Deus e Sua vontade.

Foi um período de intensa interiorização que nos levou ao início de um longo processo de conversão, que nos inseriu numa vivência fraterna e comunitária.

vc3Podemos destacar algumas palavras-chave (atitudes) experienciadas em nosso cotidiano no noviciado, que nos encaminharam na busca da conquista de uma vida religiosa segundo os desejos de Jesus; a Conversão (processo contínuo de mudança de hábitos, vida, pensamentos e atitudes todos configurados e voltados ao carisma e a espiritualidade), a Oração (momentos profundos de intimidade e confrontos com a Palavra de Deus ), o Fraternismo (nele somos reconhecidas como discípulas de nosso Mestre Jesus Cristo sendo vivenciado na disponibilidade e como irmãs de fato), e Alegria (fonte da graça de termos sido chamadas pelo Senhor para esta vida e marca da vida no noviciado que deve perdurar por toda a vida religiosa consagrada).

Esse processo nos possibilitou a vivência e estudo dos conselhos evangélicos: pobreza, castidade e obediência, e aprofundamento do carisma e espiritualidade franciscana.

Foi um precioso tempo que marcou e sustentará nossas vidas e deixará saudades e a certeza de que procuraremos viver o ideal de São Francisco, o imenso desejo de servir continuamente o Cristo Pobre e Crucificado na pessoa dos nossos irmãos e irmãs.

A presença dessas duas forças femininas em nossa caminhada: Maria Mãe da Divina Providência e Santa Clara, nos levou a assumir com firmeza e coragem os passos rumo a nossa consagração, nos apontando o Cristo nosso irmão, esposo e Senhor.

E isso nos impulsiona a dizer como São Francisco: “É isso que eu quero, isso que eu procuro, é isso que busco de todo o coração”.

Agradecemos imensamente a Congregação por esse tempo favorável, pela oportunidade de estarmos neste solo sagrado, que é o espaço do noviciado e que após lançadas preciosas sementes frutifiquemos em nossa vivência fraterna.

Com filial ternura,

Irmãs Clara Ednilsa e Luzia

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Veja também