Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

Coordenadora nacional da Pastoral da Criança visita Prelazia do Araguaia

Visita de Irmã Vera Lucia Altoé em nossa Prelazia

Aldeia 002No dia 16 de agosto de 2015 houve em Querência do Norte – MT, o Encontro da Pastoral da Criança, com a presença alegre e marcante da Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Irmã Vera Altoé. Fomos recebidas pela coordenadora de ramo Margareth, a coordenadora do estado de MT Lucia Schuster, juntamente com a coordenadora da Pastoral da Criança do setor Prelazia de São Felix do Araguaia – MT, Irmã Ivanete de Fátima Rimoldi e vários líderes dos regionais.

A oração da manhã conduzida por Irmã Josélia Monteiro Lira iniciou com o canto e louvor à natureza. Irmã Ivanete fez alguns comentários sobre a vinda da Irmã Vera na Prelazia e lhe passou a palavra: Ir. Vera ressaltou que há muito tempo queria vir conhecer a Prelazia e aproveitar para ver como estava a Pastoral da Criança nos regionais e nas terras indígenas, em seguida a Lúcia tomou a palavra dizendo que sempre que vem à Prelazia ou quando é solicitada sua presença agradece a calorosa acolhida.

Irmã Vera retomou a palavra e falou sobre Dra. Zilda e solicitou que as mães aprendam a cuidar bem das crianças e que as líderes ensinam e aprendem também. Nas visitas às crianças e às mães devem ser o evangelho vivo, porque levam sempre a Palavra de Deus .

Houve um momento que foi transmitido as últimas palavras Dra. Zilda Arns relacionada à Solidariedade – um verdadeiro agradecimento. Ressaltou ainda, que a nossa missão é pouco parecida com a de Jesus. Ele nos chama para cuidar melhor da vida. Ir. Vera lançou um desafio às líderes que até no Natal pudessem convidar mais pessoas para a Pastoral da Criança. Salientou que esse desafio é necessário por que: “Deus dá a batalha mais difícil aos seus melhores soldados. (Papa Francisco). Os desafios existem para serem superados. Não deixemos que nos roubem a força missionária!

Ela também orientou as líderes quanto a Campanha dos 1000 dias, que consiste no cuidado das crianças desde a sua concepção até os dois anos de vida, atitude essencial para um desenvolvimento pleno e sadio. Colocou sobre a necessidade de orientar as mães para esse cuidado.

Em seguida tivemos a celebração eucarística presidida por frei Arcides Luiz Favaretto.
Terminando às 15 horas com o lanche da tarde.

No dia 17 de agosto de2015, Ir. Vera Altoé, Ir. Ivanete e Ir. Udinailza (Iza) foram para o regional do Alto Boa Vista para uma conversa com as líderes . A acolhida foi realizada pela Coordenadora de Ramo Iracema Lopes Santos que deu as Boas Vindas às visitantes.

Em seguida a oração ´foi preparada pelo seminarista Daniel e a Coordenadora de Área Ir. Dulcinéia dos Santos Rodrigues, foi lido evangelho a Multiplicação dos Pães Jo. 6,5- 12 com a encenação da parábola do vaso. Padre Aldo Busso encerrou esse momento com a oração do Pai -nosso e a benção final.

Ir. Vera falou sobre o cuidado com a criança e a gestante e a fala de Dra. Zilda em agradecimento. Conduziu o diálogo questionando as líderes para que relacionassem a Pastoral da Criança com elementos da natureza, foi um momento riquíssimo e de preciosas reflexões.

Jeanine que é a dentista do munícipio apresentou o Projeto Bebê Dente da prefeitura vinculado com a Pastoral da Criança, nos deixou a par quanto a importância e os desafios que existem neste programa da Prefeitura, outro apontamento foi a polêmica sobre o aumento de criança que no senso mostra uma realidade não condizente , Geni Winter que é membro da Secretaria da Educação ficou de rever a o número exato de crianças no município e depois fazer o repasse.

O regional tem expandido o trabalho, pois atualmente conta com mais duas comunidades em que foram implantada a Pastoral da Criança tais como: Setor Primavera com 39 crianças e Setor Sol Nascente com 18crianças 10 gestantes atendidas. Foi lançado um desafio também, abertura da Pastoral da Criança em Pontinópolis, a Coordenadora de Área se comprometeu em fazer o levantamento do número de crianças e passar às líderes a possibilidade ou não do expansão deste trabalho nas comunidades rurais e o aumento do número de lideres até no Natal deste ano.

No dia 18 a visita foi em terras indígenas na Aldeia Xavantes; Ir.Vera, Ir. Ivanete, Ir. Isa, Ir. Fatima, Ir. Dolores, Ir. Dulcinéia e Padre Aldo visitaram algumas casas, conversaram sobre o caderno dos lideres e a questão do não preenchimento de todas as informações solicitadas no caderno por falta de compreensão . Foi falado também sobre a desnutrição que é muito presente na Aldeia resultando no óbito dessas crianças e que vão para o hospital de Água Boa e acabam falecendo por Sepsemia, ou seja, infecção hospitalar. Outro dado relevante as enfermeiras disseram sobre a falta do leite que vinha da Barra para essas crianças desnutridas e que não tem vindo mais, faz 04 meses aproximadamente e isso prejudica diretamente a saúde dessas crianças, Ir. Vera se comprometeu de ver o que se poderá ser feito junto à Equipe da Nacional para resolver essas questões .
Louvado sejas o Senhor, pelas maravilhas proporcionadas nestes dias, de encontro, conhecimento e de conquistas. A alegria de ver o trabalho da Pastoral se expandindo e fluindo como rio, que sacia e abastece a muitos.

Veja as fotos em: facebook.com/franciscanasprovidencia

Por Ir. Dulcineia dos Santos Rodrigues

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Veja também