Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

Comunidade Intercongregacional promove oficinas na aldeia Xavante

Durante os dias 02 à 04 de março de 2019, realizamos nossa visita e oficinas  na Aldeia dos Xavante, foi um carnaval diferente, com mulheres, jovens, homens e crianças ao nosso redor.

Oficinas de Pão caseiro com as senhoras. Eram uns 6 grupos: sábado e domingo após a celebração na língua xavante. Ir. Lúcia estava feliz,  em seu mundo e Missão.

Ir. Fátima e Dalila acompanhavam a criançada e adolescentes que se aglomeravam ao ver a novidade de se fazer pão. Graças que, surgiu neste meio uma jovem Lúcia, que nos traduzia ao tentarmos um pequeno canto com a turminha:

“Meu barco é pequeno e grande é o mar. Jesus segura minha mão. Ele é meu piloto e tudo vai bem. Na estrada pra Jerusalém.” Na escola de formação de missionários, aprenderam que o mar, em sentido figurado, é o mar: dos grandes latifúndios, do agronegócio, dos agrotóxicos e por aí vai… Vamos enfrentar como grupo, como povo unido. Na segunda feira,  8 jovens traduziram e cantaram em Xavante este canto. Bonito coral. Pediram flautas, violão e guitarra. Ir. Daniela vai ensinar os que quiserem, cantando com tradução deles em xavante. Se estão interessados é bom. Um deles é da Escola Missionária. Daniela faz parte da Equipe Inter, que atua na aldeia.

Desde sábado, incansável, José Gomes esteve com o grupo de homens e jovens que aprenderam a fabricar tijolos, adobe. Como arte e como utilidade para fazer  o forno caseiro. Gratificante marcar presença entre eles e elas e ver como vão plantando alimentos de sua própria cultura, roçando e cultivando: banana, mandioca, amendoim, batata, abóbora, feijão e árvores em volta da casa dos missionários, distribuição de sementes para a roça familiar. Muita muda de mandioca colocada na terra e a chuva abençoada que veio molhar toda plantação.

Não faltou a oficina de sabão, a conversa com jovens da escola missionária, com jovens que tem o sonho de participar também como os outros… Um dia….O contato com o Posto de Saúde para falarmos de algumas necessidades e em que podemos fazer parceria em defesa e promoção da vida.Não há médico.Devem levar a  outra cidade quem adoece. Há um dentista peruano, bem inculturado, já.

Sonhar e dar passos para realizar: Empenho de nossa Equipe, tendo um São José junto, quem não se arrisca? Deus sempre envia o seu anjo e o nosso é José Gomes. Incansável. Batalhador.Próximo. Humilde. Humano. Enfrentante em tudo. Deus o conserve. Ir. Fátima, testemunha de perseverança e amor à causa indígena. Assim vamos juntos/as crescendo em direção ao Reino visível entre seu povo, menor, e à margem…Voltamos passando na comunidade Inter-que compartilha conosco a Missão, morando em Planalto do Araguaia-MT.

Sonhando com reviver a Arte Nossa, A casa da Pastoral da Criança…

Dia 10 vamos a aldeia Karajá.Hoje sentaram-se em nossa mês partilhando de nossa mesa duas senhoras Karajá(iny) : Corriégero e Eucoquia.  Dia 13 vai ter a ampliada do CIMI em Cuiabá. Ir. Dalila irá com Ir. Fátima que já é do CIMI.

Bom, querid@s: Beber da fonte, da mística do legado de Pedro, do mistério do Araguaia, rezando na casa de Dom Pedro, com sua presença silenciosa…Dom de Deus.Gratidão. Somos gratos Fátima, José, Lúcia e Dalila. Gratidão aos colaboradores. Até a próxima.

Colaboração das Irmãs Carmelitas de Vedruna

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Veja também