Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

Advento – o Senhor está para chegar…

Advento… tempo de espera…

O início do Ano Litúrgico da Igreja começa com o Tempo do Advento, um período de quatro semanas para prepararmos o coração e toda nossa vida para Aquele que vai chegar: Jesus, o Filho de Deus! O ano novo católico é assim – não “chega chegando”, vem de mansinho… ajudando-nos a nos preparar para algo novo e especial, traz esperança da vida nova que nasce em Jesus – Filho de Deus, Verbo do Pai que tomou forma humana no seio de Maria.

O ano da Igreja, sabiamente iniciando com o Tempo do Advento, nos indica que para um grande acontecimento, é preciso uma boa preparação e espera “esperançosa”, não angustiante ou ansiosa, mas a que vai preparando aos poucos, passo a passo, nosso coração e nossa mente para acolher a Boa Notícia – Jesus (e também o ano civil, que se inicia em 1º de janeiro).

O que você espera de novo? Como tem se preparado para acolher Jesus em seu coração, em sua vida? Quais são seus sonhos? Jesus faz parte deles?

A humanidade se move sempre na esperança de algo melhor, de que o amanhã será melhor que o ontem e o hoje, por isso, nossos sonhos não se realizam sozinhos, sempre há alguém mais neles (ou como parte ou para torná-los possíveis) – somos seres sociais, precisamos uns dos outros. Em Jesus, Deus Providente nos dá esta bela mensagem: Ele não precisaria de nós, mas quis precisar, Deus quis contar conosco em seu sonho transbordante de amor. Ele espera que aprendamos d’Ele, é o Deus da Esperança!

Faça o Natal acontecer hoje, neste momento: que tal uma prece por alguém que não lhe é tão próximo ou que até tenha lhe causado algum mal. É difícil? Imagine como foi para o Pai enviar seu Filho sabendo o que aconteceria com Ele… Faça, então, uma prece por uma pessoa que passa por um grande sofrimento neste momento e, claro, reze pelas pessoas que lhe são próximas/queridas. Mas, não desista da primeira sugestão, você descobrirá algo novo dentro de si se persistir neste caminho.

Faça o Natal acontecer com as pessoas que você pode ajudar de alguma forma: uma palavra gentil, a doação de um alimento, de uma cesta básica, o cuidar de uma criança ou idoso para que a outra pessoa possa descansar um pouco ou fazer outro serviço que ela necessita.

A espera acontece assim: com coração, mente e todo ser aberto a acolher o que Deus espera de cada um/a de nós. Desta forma, na simplicidade, o Natal acontece!

Feliz Tempo do Advento!

Alzineide P. de Sousa, ffdp

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Veja também