Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

A importância da leitura da Bíblia

            Quem não lê a Bíblia não conhece Deus. Não conhece sua ação na história de um povo e na nossa história. Seria impossível sabermos alguma coisa sobre Deus se Ele não tivesse se revelado. E isso Ele fez através de sua Palavra. Por isso, para poder conhecê-lo é indispensável ler sua Palavra.  Lendo a Bíblia o descobrimos como Deus Misericordioso; que se revelou ao ser humano e estabeleceu sua aliança.

            O Papa Francisco, nos convida a ler a Bíblia num espírito de oração, como se o texto fosse escrito para cada um de nós. E pediu que os católicos abordem as Escrituras de “coração aberto”, deixando que elas provoquem mudanças. A leitura deve ser acompanhada de oração, para que possa haver um diálogo entre Deus e a pessoa.

            Uma passagem da Escritura ouvida e lida muitas vezes, de repente um dia ela fala e ilumina uma situação que estou vivendo. Mas é necessário que eu esteja presente nesse dia, no encontro com essa Palavra. Que eu esteja ali ouvindo a Palavra. Todos os dias Deus passa e lança uma semente no terreno da nossa vida, depende de nós, da nossa oração. Aproximemos da Bíblia de coração aberto para que ela possa tornar-se para nós a Palavra viva de Deus.

            O Papa Francisco diz que “devemos aproximar da Bíblia sem segundas intenções, sem a instrumentalizar, mas porque espera um encontro. Sabe que aquelas palavras foram escritas no Espírito Santo e que, por isso, nesse mesmo Espírito devem ser acolhidas e compreendidas para que o encontro se realize.

A Palavra de Deus, impregnada do Espírito Santo, quando é recebida com o coração aberto, não deixa as situações como antes. Muda alguma coisa. Esta é a graça, a força da Palavra de Deus, como aconteceu com S. Francisco de Assis e tantos outros santos e santas, religiosos ou leigos.

Ir. Judite Samoel Gomes,
Franciscana Filha da Divina Providência

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Veja também