Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

1ºCDL Social Ecumênico Nacional – 4º Nível.

O Instituto das Franciscanas Filhas da Divina Providência tem como uma de suas prioridades a aproximação e trabalho com a juventude, com esse intuito, Irmãs Silvana Pereira do Santos e Luzia Kátia da Silva, participaram do 1ºCDL Social Ecumênico Nacional – 4º Nível.

O CCJ / CDL (Centro de Cursos de Capacitação das Juventudes e Lideranças) tem como metas apoiar a formação da juventude e a preparação de líderes que possam se engajar nas comunidades e nos diferentes ambientes da sociedade e assim contribuir para o avanço do protagonismo juvenil, tanto no aspecto social como no espiritual.

Estamos na constante busca de instrumentos mais práticos para o trabalho com as juventudes, nessa capacitação foi evidenciado o concreto, trazendo resultados imediatos, pois aprende-se fazendo, vivenciado.

O curso promove a participação, a reflexão, o sentido de responsabilidade e a iniciativa dos participantes, por meio de uma variedade de dinâmicas. Todo o processo desenvolve uma “educação para a libertação”. A variedade de dinâmicas evita a monotonia e o cansaço. Essa versão social possibilitou o conhecimento de inúmeros movimentos populares em que há o engajamento de leigos, religiosos e juventude, que testemunham a força crescente dos jovens e leigos na construção de uma sociedade melhor.

Eles atuam em ONG’s, movimentos sociais, apoiam causas, estão nas ruas, nas comunidades, no debate público, defendendo seus direitos e da sociedade, mobilizando as pessoas e chamando à responsabilidade em respeitar, proteger e efetivar os direitos humanos.

Mas justamente por estarem na linha de frente do ativismo, da cobrança de líderes locais e globais por um mundo mais justo e solidário e por serem a voz do inconformismo na sociedade, também sofrem com a violência, porém junto aos que mais sofrem resistem, são força, liberdade e determinação.

Esse não foi apenas mais uma formação, mas um convite à aproximação das juventudes e ao compromisso de unir sonhos e projetos para uma sociedade mais humana, justa e solidária para todos.

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Veja também