Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

11 de agosto

Clara de Favarone nasceu em Assis, Itália, em 1193, numa família nobre. Sua mãe, Hortolana, lhe transmitiu a fé que vivia intensamente. Clara, moça culta e piedosa, desde cedo ajudava os mais necessitados, mesmo em segredo.

Conhecia Francisco e soube de sua conversão… Vendo que algo diferente acontecia realmente com aquele jovem, quis também juntar-se a ele e ao pequeno grupo de frades que se iniciava.

São Francisco lhe preparou um lugar especial: São Damião, que passou a ser o mosteiro das Damas Pobres (como foram chamadas as Clarissas no início da Ordem).

Clara ali viveu até os 60 anos, quando completou sua jornada terrena e foi ao encontro do Esposo de sua alma: o Senhor Jesus Cristo.

Clara viveu intensamente a contemplação e a pobreza, estando sempre muito atenta às necessidades do povo. Seu testemunho foi tão marcante, que sua mãe, irmã e prima, além de muitas moças de Assis e de outros locais (princesas e rainhas, inclusive), ingressaram no mosteiro.

“Ponha a mente no Espelho da eternidade, coloque a alma na esplendor da glória. Ponha o coração na figura da substância divina e transforme-se inteira pela contemplação, na imagem da divindade” (Carta de Santa Clara a Santa Inês de Praga).

Ó querida Santa Clara de Assis, olhai por mim, por minha família e por todos que habitam meu coração, dai-nos a claridade resplandecente da luz divina, o próprio Jesus, que por sua intercessão, Ele se digne atender-nos em nossas súplicas. Amém.

Santa Clara de Assis, rogai por nós.

Obs.: Santa Clara é padroeira da televisão

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Veja também