Maria Mãe da Divina Providência

“Maria, a excelsa filha de Sião, ajuda todos os seus filhos onde quer que vivam a encontrar em Cristo o caminho para a casa do Pai.” (João Paulo II)

 

Origem da devoção

O Padre Gennaro Maffeti, Barnabita, quando ia atender as Irmãs Angélicas de Milão, em confissão no ano de 1708, visualizava, do confessionário, a imagem de Maria com o Menino Jesus, venerada pelas irmãs como Mater Divinae Providentiae, e conheceu sua invocação. Porém, quando transferido em 1916 para São Carlo ai Catinari, Roma, encontrou no coro da clausura, uma imagem de Nossa Senhora tendo nos braços uma linda criança.

A imagem representava a humanidade como a inspiração artística do pintor renascentista Scipione Pulzone da Gaeta. Logo, o padre lembrou da imagem que viu na casa das Irmãs Angélicas, pois eram semelhantes. Pediu uma cópia e pôs a disposição do público para veneração, em 1732, dando-lhe o nome de Mater Divinae Providentiae.  Título com o qual há cerca de 100 anos Maria Santíssima já
era louvada pelas Irmãs Angélicas.

Por conta da parede que tinha a imagem de Nossa Senhora, ao ser transportada, despedaçou-se. O arquiteto responsável pelo transporte doou aos Barnabitas de São Carlo ai Catinari a tela de Scipione, pois esta era semelhante a que tinha quebrado, e ficou como indenização do dano causado. 

Devoção

Logo, o povo entusiasmou-se com Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, recebendo-a carinhosamente e atribuindo a ela as graças que recebiam por sua intercessão. Por isso, em 1744 o que era corredor tornou-se uma Igreja.

Desde século XVII, Maria Mãe da Divina Providência, é venerada pelos Padres Barnabitas, Irmãs Angélicas de São Paulo, os Leigos de São Paulo e pelos filhos de Santo Antônio Maria .

A devoção a N. S. Mãe da Divina Providência surgiu num tempo de grandes transformações. E hoje o mundo continua em fortes transformações, por isso é muito importante a continuidade dessa devoção a Maria Mãe da Divina Providência, para continuarmos em busca de viver com fidelidade e alegria à missão, a qual fomos chamadas. Pois Ela carrega, acolhe e contempla em seus braços a humanidade, isto é cada um/uma de nós. 

Maria Mãe da Divina Providência, rogai por nós e providenciai o que necessitamos no cotidiano de nossa vida para nos aproximarmos de seu Filho Jesus Cristo.