Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – B. Ferreira – São Paulo/SP – CEP 05524-060

Encontro de ajuda mútua 2022

Aconteceu nos dias 17 e 18/09/2022 o encontro de ajuda mútua do Instituto. Após 2 anos, nos reunimos para um momento de encontro, formação e partilha, atendendo ao apelo das Irmãs no XVI Capítulo Geral: humanizar as relações.

Participaram do encontro 28 irmãs, assessoradas pelo psicólogo Wellington Heleno da Silva, que trabalhou aspectos como: feridas da vida comunitária, burnout, misericórdia, perdão e autoperdão.

Cada dia foi iniciado com a oração de Laudes na Capela, enriquecida com a participação viva de cada irmã. Os momentos de refeição – pausas para o cafezinho, almoço e jantar – foram muito bem aproveitados para saber as novidades das irmãs, das obras e fraternidades. Sábado à noite, contou ainda com um espaço para recreação: algumas irmãs jogaram xadrez chinês, outras buraco, outras praticaram zumba… Enfim, teve recreação para todos os gostos!

Trabalhar nossas relações fraternas num mundo que preza cada vez mais pelo isolamento e centralidade das relações nos meios virtuais, torna-se um sinal de que a presença física e real é importante e necessária para criar e cultivar a riqueza de nosso viver cotidiano.

Alguns pontos apresentados no encontro:

O amor é uma decisão, não é algo natural. Na comunidade, é preciso saber o tempo de dar um espaço para o outro.
Nós nos enxergamos em nossas comunidades? Como vivemos a empatia?
A empatia só é vivida quando há o desejo de colocar-se no lugar do outro.
Maturidade envolve conflito.
A comunidade não é para mim, eu sou para a comunidade.

Concluímos o encontro no jardim, com uma dinâmica da rede (ou teia) de relações.

Tivemos a graça de ter Missa celebrada em nossa Capela, presidida por Padre Pedro Paulo Espírito Santo Queiroz, da Congregação de Jesus Sacerdote, que tornou nosso domingo repleto da graça de Deus, na partilha do Cristo Eucarístico.

Que Maria Mãe da Divina Providência nos ajude a colocar em prática os ensinamentos destes dois dias.

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Veja também