A pintura e a música, em especial a melodia suave da flauta, são como janelas que se abrem para a alma. Para os idosos essas artes podem ser ferramentas poderosas para a expressão, a conexão espiritual e o bem-estar.
O projeto da Prefeitura de Itaguaçú (GO), onde as Irmãs Satiko Kanashiro e Maria de Fátima Ferreira residem, proporciona aos idosos inúmeras atividades, Ir. Kanashiro entre uma visita e outra se organiza para participar de algumas delas.
Com um pincel e um pano de prato em mãos, ela e os demais idosos dão vida a suas emoções, memórias e sonhos. A pintura permite que ele explore sua criatividade, desenvolva a coordenação motora e se conecte com um mundo de cores e formas.
Para uma religiosa consagrada, a pintura pode ser uma forma de meditação, um espaço para a contemplação da beleza divina e uma maneira de expressar sua fé através de imagens e símbolos.
O som da flauta, suave e melodioso, tem o poder de acalmar a alma e elevar o espírito. Tocar flauta pode ser uma atividade prazerosa e relaxante, além de proporcionar diversos benefícios para a saúde mental e física.
Ao pintar um pano de prato ou tocar um instrumento musical, os idosos podem experimentar uma profunda conexão com o divino, são presentes preciosos que podem enriquecer suas vidas e encontrar alegria, paz e um propósito maior.