Ao longo dos séculos, Nossa Senhora tem uma relação intensa de amor e inspiração com seus filhos. Logo, os santos, numa relação especial de amor e devoção, nutriram um vínculo profundo com Nossa Senhora, Mãe de Jesus Cristo. E essa conexão se baseia na profunda admiração da sua pureza, fé inabalável, confiança filial em Deus, além do papel fundamental da Virgem Maria na história da salvação.
Nossa Senhora: guia e auxílio na santidade
Para os santos, Nossa Senhora representou um guia e fonte de inspiração na busca pela santidade. Sua vida imaculada, marcada pela obediência à vontade divina e amor incondicional a todos, servia como modelo a ser seguido. Logo, nos momentos de dificuldade e dúvida, os santos recorriam à intercessão de Maria, buscando sua proteção e sabedoria.
Ou seja, a devoção à Virgem Maria era uma característica comum entre os santos. Através da oração, do Rosário e da meditação sobre sua vida, os santos cultivavam uma profunda relação com Nossa Senhora, reconhecendo-a como Medianeira de todas as graças, Mãe da Divina Providência e intercessora junto a Deus.
E com São Francisco de Assis, fundador da Ordem Franciscana e pai de toda a família franciscana, não foi diferente. Por isso, a devoção à Virgem Maria está profundamente enraizada na espiritualidade franciscana. São Francisco de Assis nutria um amor especial por Nossa Senhora, referindo-se a ela como “Senhora nossa”, “Mãe de Deus” e “Rainha dos Anjos”. E essa devoção se manifestava de diversas maneiras:
- Oração: São Francisco dedica longas horas de oração à Virgem Maria, recitando diversas preces marianas.
- Louvor: Ele compôs diversos cânticos e poemas em homenagem à Virgem Maria, expressando sua admiração por sua pureza, humildade e amor a Deus.
- Proteção: São Francisco via em Nossa Senhora uma protetora para a Ordem Franciscana, confiando-lhe o cuidado de seus frades e irmãs.
Logo, a profunda devoção de São Francisco à Virgem Maria foi transmitida aos seus seguidores e se tornou uma marca da espiritualidade franciscana. Ao longo dos séculos, os franciscanos e franciscanas se destacaram como promotores da devoção mariana pelo mundo, nos mais longínquos lugares em que o Senhor Deus os chama a ser serviço na Igreja.
Frases franciscanas sobre Nossa Senhora
A família Francisca é rica quando o assunto é santos. E não poderia ser diferente, pois ninguém melhor do que a Virgem Santíssima para conduzir seus filhos para o caminho da perfeição. Vamos então às 10 frases franciscanas sobre Nossa Senhora para que você possa se inspirar, crescer na intimidade com a Virgem Maria e, consequentemente, com Cristo, já que a Mãe sempre aponta para o Filho!
#1. São Francisco de Assis e seu amor por Maria Santíssima
“Quando digo Ave, Maria, os céus sorriem, os anjos rejubilam, o mundo se alegra, treme o inferno e fogem os demônios. Vós sois, ó Maria, a filha do Altíssimo Pai Celestial, a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo e a Esposa do Divino Espírito Santo.”
#2. Santa Clara de Assis, indiscutível filha de Nossa Senhora
“Prenda-se à sua dulcíssima Mãe, que gerou tal Filho que os céus não podiam conter, mas que ela recolheu no pequeno claustro do seu santo seio”.
#3. São Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro
Aqui no Brasil Frei Galvão é muito conhecido por suas pílulas que são instrumento de cura e graça na vida de muitos fiéis. Contudo, o que muitos não sabem é que a pílula criada por ele é na verdade uma breve oração em Latim à Nossa Senhora, que diz: “Post partum Virgo inviolata permansisti, Dei Genitrix Intercede pro nobis”. Traduzindo: “Depois do parto, ó Virgem, permaneceste intacta: Mãe de Deus, intercedei por nós!”.
#4. São Padre Pio, fervoroso franciscano
“Apoie-se, como faz Nossa Senhora, à cruz de Jesus e nunca lhe faltará conforto”.
#5. São Maximiliano Maria Kolbe, autêntico devoto de Nossa Senhora
“A Imaculada é o esplendor do amor divino nas nossas almas e a forma de nos aproximarmos do coração de Jesus.”
#6. Santa Verônica Giuliani e um de seus diálogos com Nossa Senhora
No seu Diário, ela relatou: “Maria Santíssima, como mãe amorosa, um dia me disse: ‘Filha, este meu Filho te ama tanto!’”.
#7. São Padre Pio, grande amante de Nossa Senhora
“Que Maria sempre enfeite sua alma com as flores e o perfume de novas virtudes e coloque a mão materna sobre sua cabeça. Fique sempre e cada vez mais perto de nossa Mãe celeste, pois ela é o mar que deve ser atravessado para se atingir as praias do esplendor eterno no reino do amanhecer.”
#8. São Boaventura, fiel devoto de Nossa Senhora
“Deus depositou a plenitude de todo o bem em Maria Santíssima, para que nisso conhecêssemos que tudo o que temos de esperança, graça e salvação, dela deriva até nós.”
#9. Santa Ângela de Foligno relatou um socorro de Nossa Senhora
“Descontente de mim mesma, comecei a pensar seriamente em minha vida. Deus fez-me conhecer os meus pecados, e minha alma encheu-se de pavor, prevendo a possibilidade de minha condenação; tamanha era minha vergonha, que não achei coragem de confessar todos os pecados, do que resultou que diversas vezes recebi os santos Sacramentos sacrilegamente. Vi minha consciência atormentada dia e noite. Pedi a Nossa Senhora, que me conduzisse a um sacerdote esclarecido, ao qual pudesse fazer minha confissão geral. Esta oração foi ouvida: não senti, porém, nenhum amor a Deus, mas tanto mais arrependimento, dor e vergonha dos meus pecados”.
#10. São Bernardino de Butis, autor do Ofício de Nossa Senhora
“Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais e nem desprezais; ponde, Senhora, em mim os olhos de Vossa piedade e alcançai-me de Vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu, que agora venero com devoção, Vossa Santa e Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, pelo merecimento do Vosso bendito filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que com o Pai e o Espírito Santo vive e reina para sempre. Amém”.