Highslide for Wordpress Plugin

Missão

missãoDeus enviou seu Filho Jesus Cristo ao mundo. Ele assumiu a vontade do Pai e enviou seus apóstolos para anunciar, ensinar, batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Os apóstolos transmitiram o que receberam de Jesus à Igreja e hoje nós somos essa Igreja /missão e devemos continuar ensinando, anunciando a boa nova do Evangelho a todos.

Como missionários/as de Cristo temos que defender a vida, assim como fez Jesus, que se encarnou – fez-se humano no meio de nós para resgatar a nossa vida. Isso é missão e está inserida na história da Humanidade. Em todos os tempos: presente, passado e futuro da humanidade.

Deus continua a nos chamar, convocar para sairmos do nosso egoísmo e enxergarmos o irmão, a irmã que está sofrendo por falta de humanidade, partilha. Missão é partilhar os bens, os dons, é defender a vida, principalmente dos pobres, dos que estão à margem da sociedade.

O Documento de Aparecida nos diz: “Como discípulos e missionários de Jesus, queremos e devemos proclamar o Evangelho, que é o próprio Cristo (…) nós, Cristãos, somos portadores de boas novas para a humanidade, não profetas de desventuras” (p.25). Papa Francisco, no dia de Pentecostes diz: “A missão é uma paixão por Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, uma paixão pelas pessoas.”

Se já sou portador(a) da boa nova então preciso anunciar com o testemunho, com a vida, o reconhecimento dessa boa nova a tal ponto que, ao encontrar com outras pessoas leve-as também a reconhecê-la em si mesma, pois aí já a carrega.

Podemos perguntar: Como estou vivendo a missão em minha vida cristã? Estou apaixonada por Cristo e também pelas pessoas? A minha vida é anúncio do evangelho na alegria de ser filha/filho de Deus? Reconheço a presença de Deus naqueles que são diferentes de mim? Sinto-me parte da grande missão de Deus? Sinto que sou enviada por Jesus Cristo, assim como seus apóstolos? Sinto que a Igreja sou eu? O que entendo por missão na minha vida?

Que Deus nos abençoe e nos conceda a graça que necessitamos para sermos anuncio da boa nova e da alegria do evangelho em qualquer lugar onde estivermos, com a nossa atitude, com a nossa vida.

Paz e bem!

Ir. Ana Lucia Vieira, ffdp

_______

Referências:

Documentos da Igreja: LUMEM GENTIUM

Documento de Aparecida

SUESS,Paulo – Introdução a Teologia da Missão,2011 Ed.vozes

https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/missions/documents/papa-francesco_20150524_giornata-missionaria2015.html Acessado em 27 de outubro de 2015.

https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/missions/documents/papa-francesco_20150524_giornata-missionaria2015.html